Termas Romanas de Bande: mais um destino relaxante por excelência.
Iniciar o ano com um destino tão apelativo foi, sem dúvida, o recarregar de energias, que permitiu dotar o corpo da força necessária para um novo começo. 2025, um ano que se prevê que seja caracterizado por novos desafios, projetos, lutas, derrotas e vitórias (porque o dia-a-dia é isso mesmo; um conjunto de momentos bons, envoltos em lutas diárias).
E para “inspirar” sonhos e “expirar” métodos de concretização pessoal, nada melhor que procurar lugares fascinantes, que nos permitam relaxar e atrair boas energias.
As Termas Romanas de Bande, localizadas num local isolado e pouco conhecido, é um cantinho sossegado e amplo, onde pode, efetivamente, relaxar e viver momentos de puro sossego e bem-estar. Trata-se de um refúgio repleto de positividade, beleza e tranquilidade.
Para o conhecer, parta em direção ao Gerês e, a partir de lá, percorra os encantos da natureza, atravessando o Parque Nacional da Peneda-Gerês, pela estrada que o levará à Portela do Homem, a N-308-1.
Neste trajeto, perca-se na singularidade da Cascata Tahiti (bem conhecida a nível nacional) e, em seguida, continue em direção a Torneiros, na Galiza. Inspire ar puro e vislumbre o verde/branco das belas montanhas, até chegar à pequena aldeia “Los Baños”.
Esta pequena província de Ourense, fica apenas a 9km da fronteira com Portugal e é lá que pode encontrar a primeira piscina termal da Galiza, de acesso gratuito. As conhecidas Termas de Água Quente de Lobios.
Se este local é bastante atraente, as Termas Romanas de Água Quente de Bande, que ficam a cerca de 20 km de distância das Termas de Lobios, são impressionantemente imperdíveis e apresentam uma beleza ímpar. Embora a distância ao ponto de referência (Gerês) seja maior, o "esforço" é nitidamente compensado.
Localizadas junto à aldeia de Ourense de Porto Quintela, estas termas caracterizam-se pela existência de várias poças, banheiras e piscinas de água quente, que apresentam temperaturas variadas, pelo que pode optar pela temperatura mais adequada a cada estação do ano e/ou em função do seu gosto pessoal. Os “choques térmicos” também são possíveis!
Banho termal (águas com propriedades mineromedicinais) e gratuito, com vistas deslumbrantes; é isso que podes esperar das Termas de Bande.
Quem consegue imaginar a sensação que é mergulhar numa piscina de água bem quente, num dia frio de inverno, ficando, posteriormente, a contemplar, de forma tranquila, as belas paisagens que a vista alcança?
É uma sensação única, que percorre todo o corpo e “mima” a mente, dotando-a de uma leveza única e reconfortante.
E se estiver apaixonada (o), aproveite o momento e leve uma cestinha em jeito de amor, para um pequeno aperitivo a dois.
Dois copos de champanhe e uns chocolatinhos deliciosos...🥂 Porque não? Aprecie o momento; aqueça o corpo, a mente e o coração.
Neste local mágico e calmo, as emoções estarão ao rubro e é impossível existir um pingo de ansiedade, dúvida e/ou receio.
Deixe-se envolver, única e exclusivamente, pelo clima de romance e tranquilidade.
Notas:
- Nas Termas de Bande, se o nível da Albufeira estiver cheio, o local fica completamente submerso; ou seja, as termas poderão não estar acessíveis em determinadas alturas do ano. Contrariamente às Termas de Lobios, onde o acesso é sempre garantido.
- Na zona circundante às Termas de Bande, não existe um café e/ou bar para consumo. Poderá sim, fazer um piquenique.
- E nada melhor do que fazer um piquenique em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (dotado de zonas para o efeito) e partilhar com os seus "inquilinos", quando possível, uma divertida refeição. Fica o registo 😅
- Localização: Caldas Romanas de água quente, 32846 Bande, Ourense, Espanha.
- Coordenadas: 41° 58′ 27″ N, 7° 58′ 51″ O
- Distância a locais de referência:
Leiria – Bande 327 Km
Braga – Bande 86 Km
Gerês – Bande 43 Km
- Para vídeos e outras informações, aceder:
https://www.instagram.com/confidencias_amelia/profilecard/?igsh=Y2YwbHN3cnQ5dXFk
Fica a dica.
Beijinhos,
Amélia
Adorei a sugestão da ‘cestinha do amor’ com champanhe e chocolates. Para já, o post aqueceu-me o palato e deixou-me a sonhar com esse momento idílico.🥂🍫
ResponderEliminarParabéns pelo blogue. 👌
Querido leitor,
EliminarMuito obrigada pelo feedback! 🤗
Olá. Só conheço Lobios, desconhecia estas termas. Boa fica, sempre com boa escrita.
ResponderEliminarEstimado leitor,
EliminarEntão, tem mesmo de conhecer as Termas Romanas de Bande! Ficará agradavelmente surpreendido! E não vai querer trocar por nada!
Olá querida Amélia. Tenho uma memória em jeito de amor que gostava de partilhar contigo, do tempo universitário, numa madrugada de folia, nas termas de Lobios. Pelo que vi são perto destas de Bande. Fomos vários caloiros da Afonsina e tivemos de fazer um comboiozinho humano para massajar as costas uns aos outros. São estas memórias que nos fazem ser hoje uma das melhores tunas do país. Bela sugestão para quem está apaixonado e quer criar memórias... 👌🏻🇫🇮
ResponderEliminarOlá querido Rogério,
EliminarUma bela memória (obrigada pela partilha)! Podes (e deves!) "aprofundar" essa recordação para os lados de Bande! 😉
Mesmo sem "comboio zinho", ficará
, certamente, mais um registo na memória!