Passaporte Douro - Discover Douro



Fonte: Pinterest, 2024

Podia dizer que, na imensidão de lugares que podes conhecer/explorar sozinha, o Douro é, também,  ideal para mulheres solteiras... Mas não! 

Conhecer o Douro, vivenciando o que de melhor nos dá em termos de monumentos, cultura e das gentes das suas terras, ricas em patrimónios da humanidade é, sem dúvida, a melhor experiência a ser vivida a dois (e se possível, bem apaixonada!).

Conforme referenciado na sua página oficial, o Passaporte Douro é um projeto desenvolvido pela CIM Douro, que visa  promover turisticamente os 19 concelhos que a constituem: Alijó, Armamar, Carreda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tubuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Vila Real. 👇

Passaporte Douro – Discover Douro

(Instala a App constante no link e fica a saber tudo! Municípios a visitar; onde pernoitar; onde comer; onde se divertir; entre outros.)

Partes à descoberta destes 19 concelhos, de mochila às costas e  como companheiro de bolso o fiel, e já referido, passaporte (sim, existe mesmo um passaporte!), que identifica devidamente cada concelho a conhecer, bem como os principais pontos turísticos existentes em cada um deles!

O passaporte deixa a adivinhar o que te espera em cada lugar, pelo que o segues, movido pela curiosidade, pela ansia de obteres, em cada ponto turístico, um carimbo, que te levará a receber o tão desejado Certificado de Excelência de Turista do Douro (para o receberes, o passaporte tem de ter 76 carimbos, de lugares distintos, que significa que percorreste os 19 concelhos, deixando-te maravilhar pelas suas principais atrações turísticas. Tens, no máximo, 2 anos para concluir o percurso).

Fonte: Pinterest, 2024

Fonte: Pinterest, 2024

Fonte: Pinterest, 2024

Fonte: Pinterest, 2024

Fonte: Pinterest, 2024

A possibilidade de obteres o certificado, alia-se à descoberta de locais de cortar a respiração. 
Exploras o Douro com os mapas que a CIM Douro preparou para os ti (turista). Desfrutas de itinerários cuidadosamente escolhidos para ti. Colecionas selos/carimbos para celebrar as conquistas! 

Passando por miradouros, castelos, estações ferroviárias, aldeias típicas, santuários, pontes, museus, praias fluviais, centros interpretativos, fundações, pontes e calçadas, zonas ribeirinhas, exposições; e terminando com provas de vinho e muitas iguarias (o ato de degustar com excelência)! Isto é Douro! 🍷 



Arrisco-me a dizer que é uma experiência única e inesquecível! 

Já conheci cinco municípios e tenho 18 carimbos no passaporte! Parece pouco, mas foi uma semana cheia de aventura e cenários idílicos!


Fonte: Pinterest, 2024

A opção, para esta primeira etapa, foi alugar uma casa central, com vista privilegiada sobre o Douro, onde regressávamos ao cair da noite. 
Esta casinha central, ficava no topo de uma vinha e a vista contemplada a cada acordar, fazia confundir o sonho com a realidade. 

O acordar calmo, soalheiro, sem vizinhos, com um pequeno-almoço servido no exterior, era o ex-líbris da experiência e marcava o recomeço de um novo dia! 
Depois, hora de vestir a roupa mais confortável (e gira, claro!) e partir à descoberta de um novo paraíso!

E que felizes fomos, ao percorrer aquelas estradas, muitas vezes sinuosas e desertas, que faziam com que as belas paisagens, despertassem, a cada momento, um conjunto de emoções contraditórias, mas únicas! A melhor forma de testar o coração! 







A gente daquelas terras... humilde, simpática, trabalhadora e curiosa! Com olhar terno e numa procura incansável em querer mostrar o que de melhor faziam e que tão bem caracteriza aquela zona!

Os lugares mais escondidos e a céu aberto, onde, os mais aventureiros e românticos, podem "dar asas à imaginação"...! 

O quão apaixonada eu estava e o quão apaixonada eu fiquei! 

Atreve-te nesta aventura!

Beijinhos, 

Amélia.



Comentários

  1. Realmente, tenho que explorar mais o Douro. O Douro que conheço é somente de carro. Tenho de desfrutar mais desses locais e recantos românticos que o Douro oferece. Levar o Alf comigo num retiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério,
      O Douro é para namorar e viver momentos de "cortar a respiração" 😉
      Aproveita!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Assim farei com o meu Alf. 👌🏻

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares