Discovering Portugal - Fragas de São Simão

Com a pandemia da Covid-19 e as suas limitações, acabei por explorar Portugal de Norte a Sul, conhecendo lugares encantados, com uma beleza inigualável, que se tornaram locais de passagem obrigatória. 

Nunca pensei que Portugal, todo ele, tivesse tanto para oferecer em termos de turismo; mas a verdade é que tem e pode ser facilmente explorado!

Passadiço das Fragas de São Simão

As Fragas de São Simão, localizadas nas margem da Ribeira de Alges, são uma das maravilhas de Portugal e, mais concretamente, da Serra da Lousã.

👇 (para saberes a localização exata, basta consultar o link)

As Fragas de São Simão estão ligadas à aldeia de Casal de São Simão e fazem a delícia de muitos turistas que ali passam, durante todo o ano, à descoberta de um sítio encantado. 

Casal de São Simão é, por sua vez, uma das mais belas aldeias de xisto da Serra da Lousã, com bonitas casinhas enfileiradas ao longo da rua principal e com uma posição cimeira, no que às Fragas de São Simão diz respeito.

No cume desta pequena, mas maravilhosa aldeia, podemos encontrar o restaurante Varanda do Casal, que para além de ter uma vista incrível sobre o local, prima pelo requinte, qualidade e bem servir.

Restaurante Varanda do Casal Figueiro dos Vinhos a pérola de São Simão (tapaaosal.pt)

Trata-se de um restaurante bastante acolhedor. A decoração é toda pensada ao pormenor e a comida é deliciosa!

Diria, inclusive, que a delicadeza do restaurante não se coaduna à descoberta da região, que te obriga a percorrer alguns kms (nível de dificuldade média) e que, na época de verão, te obriga a "perder a compostura" com tanto transpirar! 😅


Restaurante Varanda do casal

É, portanto, um restaurante para quem por ali passa, já conhecedor do local e que apenas procura degustar um bom vinho e petiscar uma deliciosa comida típica regional. 

No entanto, não deixa de ser um ponto de referência, mesmo que o objetivo seja visitar a localidade em apenas um dia.

E se a visita rápida a esta aldeia obriga a uma refeição (obrigatória) em tão carismático restaurante, façam como eu, marquem o restaurante como ponto de partida (almoço) e depois é só trocar de roupa (no carro, na rua, em qualquer lugar!) e partir à descoberta! 

Farão assim o percurso pedestre que liga a aldeia do Casal de São Simão ao miradouro das Fragas de São Simão, atravessando a praia fluvial da zona. 

Aldeia Casal de São Simão






Saindo do restaurante e descendo em direção às Fragas (caminho devidamente sinalizado), vais encontrar as já mencionadas habitações muito típicas, caracterizadas pela sua beleza e tamanho diferenciado. Ali respiras tranquilidade e uma sensação única de querer lá permanecer indefinidamente. 

Podes, também, dirigir-te à loja de produtos regionais e perder-te por lá, mais um pouco. 

De seguida, ruma à praia fluvial, um lugar impar, rodeado de vegetação e com pequenas piscinas naturais em rocha. A água transparente é, também, gelada, mas  pode ser bastante refrescante em dias de maior calor. 






Fragas São Simão, by Vagamundos.pt



E se a água for demasiado gelada para refrescar, a opção será o Bar da praia, que se localiza junto ao parque para piqueniques e que  permite contemplar a vista captada na foto acima. 

Tudo é perfeito e existe uma solução para cada gosto!

Seguindo o trajeto, resta fugir das margens da ribeira e subir em direção ao miradouro, através do majestoso passadiço ali construído recentemente. 

O passadiço das Fragas de São Simão tem cerca de 1 Km. Não é aconselhável fazê-lo no verão, em plena luz do dia, pois fica demasiado exposto ao sol, o que torna a sua subida praticamente impossível. 

Passadiços Fragas de São Simão



Deves aguardar pelo final do dia, até porque, desse modo, irás conseguir usufruir de uma vista deslumbrante a partir do miradouro.  

Já no miradouro, usufrui, respira fundo e contempla! 

É realmente um lugar mágico, com uma vista plena sobre as montanhas 💚 O verde inspirar-te-á e criará uma esperança coberta de sonhos! Cada degrau do passadiço carregará uma descoberta e um sentimento de realização pessoal. 

No final, é só fazer o percurso inverso, duplicando sonhos e sentidos! 

E acreditem, será igualmente surpreendente! Cada perspetiva e cada ângulo novo.

Permite-te descobrir este encanto!

Fica a dica 😉

Amélia.


Comentários

Mensagens populares